Porque o Windows é tão ruim…

28 nov

Diversas vezes já me perguntaram o porquê de eu defender tanto o Windows, a resposta para esta pergunta é simples: porque ninguém mais o defende, pelo menos não no nicho de onde esta pergunta pode sair.

Sem dúvidas o Linux é estável, rápido e tem um baixo custo para máquina. Distribuições como o Ubuntu são suficientemente boas e fáceis para um usuário convencional que usa documentos de textos, planilhas, apresentações, lê e-mails e navega na internet.

Para mim, Linux é uma plataforma completa e muito interessante, porém não é comparável a toda responsabilidade que o Windows carrega. Responsabilidade? Sim, a responsabilidade de agradar 90% dos usuários de computador no mundo.

“Não podemos agradar a gregos e troianos”, tá aí uma afirmação que ninguém ousou fazer dentro da Microsoft nesses 23 anos de Windows. Segundo dados da Net Applications, no market share de sistemas operacionais o Windows fica com uma fatia de 90.46%, seguido pelo sistema operacional da Apple com 8.21% e pelo Linux com 0.71%, em um interessante 4º lugar vem o sistema usado nos iPhones com 0.33% do mercado.

Toda essa diferença para os concorrentes é uma vantagem? Financeiramente com toda certeza ainda é, mas quando o assunto é inovar/mudar o negócio é bem mais embaixo.

Interface: Lembro-me bem que quando o Windows XP saiu, minha primeira reação foi “que barra azul ridícula!”, achava aquilo feio e um grande desperdício de recurso. Como eu usava o Windows 98 no trabalho e o Windows ME em casa, acabei descobrindo somente meses depois que existia a opção do “tema clássico” e o “ajustar para melhor desempenho”.

Compatibilidade: Não tem coisa mais chata do que receber uma mensagem do tipo “Este aplicativo não é compatível” ou “Seu hardware não é compatível”, a Microsoft evita ao máximo mostrar isso para o usuário. O Windows possui deficiências que só poderiam ser corrigidas refazendo todo o SO.

Usabilidade: Outra coisa que me incomodava no novo Windows era o agrupamento de janelas, quando migrei do ME para o XP foi a primeira coisa que procurei alterar. Pelos dados que a Microsoft tem, mais de 90% dos usuários utilizam janelas agrupadas.

Por este último exemplo fica claro que se o Windows 7 não tiver a opção de “desagrupar janelas” e não der uma solução melhor, cerca de 14x o número de usuários de Linux ficarão decepcionados e poderão não migrar para nova versão. Pelo exemplo anterior, se a webcam integrada ao seu note não for compatível com o Windows 7, você com certeza não migrará.

O que quero mostrar com estes exemplos é que, nos níveis mais simples, para fazer qualquer alteração em uma nova versão, o Windows corre o risco de desagradar milhões de usuários e prejudicar seu modelo de negócio. Uma alteração mais brusca pode fazer com que softwares que você usa no dia-a-dia não estejam disponíveis na nova versão ou o hardware que você usa ocasionalmente cause um erro no sistema cada vez que plugado na máquina.

Os erros são outro ponto que pesa contra o Windows, não vou dizer que o sistema não tenha os seus próprios, mas nem todos são culpa do coitado. Hardware mal configurado, software mal desenvolvido e usuário mal informado ainda são as principais causas de erro no Windows.

O Windows foi feito para rodar em qualquer PC, seja ele montado pela HP, Dell ou pelo seu primo entendido. Graças a distribuição garantida, toda empresa de tecnologia quer fazer um software ou hardware compatível com os Windows, infelizmente nem todas conhecem ou obedecem aos limites do sistema.

Em um exemplo recente, a Google desenvolveu um software para o iPhone utilizando uma função do aparelho que nem havia sido documentada pela Apple. A produtora do smartphone não documentou pois ainda está em teste e pode causar travamento no aparelho.

Explorar funções desconhecidas do sistema é um trabalho árduo, que exige muito tempo e disposição, este é o princípio do vírus. Assim como as empresas de tecnologia apóiam seus produtos na distribuição do Windows, os produtores de vírus gastam seu tempo procurando falhas ou meios de criá-las para cumprir seu objetivo.

Entre os objetivos da pessoa por trás do vírus estão: expor uma falha, causar danos, fazer fama, roubar informações ou valores, entre outros, mas independente do objetivo, ele depende diretamente do número de usuários que serão atingidas e procurar meios de atingir 90% do mercado é bem mais vantajoso do que 8% ou 0.7%.

Usuários é o ponto final quando se fala de Windows, afinal todo sistema é voltado para ele. Se o sistema é voltado para ele e ele é o dono do sistema, porque economizar? Ele quer mais é utilizar ao máximo, instalar aplicativos, customizar, testar coisas diferentes, navegar sem barreiras, etc. Mas o sistema é como uma casa, quanto mais você o usa, mais ele ficará gasto e sujo, chegando a um momento que sem uma boa faxina você não conseguirá nem girar a chave.

O caminho mais rápido para o usuário comum geralmente é demolir a casa e começar novamente, eu já prefiro organizar e otimizar, mas daí vai da força de vontade e conhecimento de cada um.

Não ganho nada para defender o Windows. Como não sou um estudioso do sistema vou continuar perdendo em argumentos para os fanáticos concorrentes, mas continuo defendendo porque respeito o trabalho que a Microsoft desempenha para manter o sistema, e respeito ainda mais o desafio que ela tem pela frente.

A grande vantagem é que, querendo ou não, o Windows serve muito bem a mais de 90% dos 90% dos usuários mundiais de computador. Tenho meu Windows Vista e estou feliz com ele, e você?

PS: O pessoal do desenvolvimento do Windows 7 está dando um show de informações no blog, para quem quiser informações mais detalhadas do que comentei aqui acesse http://blogs.msdn.com/e7br/

* Fiz meu primeiro cursinho em Windows 3.11, o segundo em Windows 95 e meu primeiro computador trazia o 98. Mantive o 98 por 3 anos, mudei para o ME (Millenium Edition) por mais 3 anos e em 2004 comecei a usar o Windows XP. Em meados deste ano instalei o Windows Vista 64 no meu Turion 64 2.2Ghz com 2GB de memória e 160GB de espaço em disco.
10 Respostas to “Porque o Windows é tão ruim…”

  1. eduardo dezembro 3, 2008 (quarta-feira) às 20:47 #

    é, eu tbm sempre defendi o Windows! mais o que vc disse faz sentido =D..mais de qualquer jeito adoro o windows Vista.
    Atualmente Uso Windows Vista Home Premium

    Curtir

  2. Fábio março 12, 2009 (quinta-feira) às 22:38 #

    Olá…tava aqui tentando instalar pela 100a vez o SP1 no meu Vista original instalado num desktop Dell…ou seja…tudo original…e me perguntei pq será que eu nao consigo fazer uma tarefa tao simples dessa…fico imaginando minha mae se precisar fazer isso algum dia, daí dei um google extamente com o titulo do seu texto sobre pq o windows é tao ruim e vim direto ao seu artigo.
    De verdade, durante 10 anos usei e trabalhei com windows, dai decidi mudar e comprei um mac…voila! liguei na tomada e pronto…tudo funcionando…nada de driver a, b…sp1, sp2…claro..senti dificuldade pq o OSX é muito mais intuitivo e como estava acostumado com o “jeito burro que o windows encara as coisas” apanhei para sacar que o óbvio seria fazer ou aquilo e é assim que o OSX lida com o usuario…resumindo…o “Nao foi possivel isso”ou “Permitir” “Cancelar”n existe mais no meu mundo, se eu quiser abrir qq arquivo windows ele abre e melhor, seu eu, eventualmente, precisar de um windows ele instala tb…entao me perguntei: Que raios estava fazendo durante esses 10 anos???

    Resultado do SP1 do vista = desinstalei o Vista e instalei um OSX86 no meu PC…

    Curtir

  3. Christoffer Kraus março 13, 2009 (sexta-feira) às 10:11 #

    Resumindo: O cara de cima apesar de usar “tudo original” preferiu instalar um sistema Apple pirata em seu computador, ao invés de ligar para o suporte da Microsoft para dar continuidade a um passo super simples que o Windows Vista faz via Windows Update.

    PS: Não existe MacOS original para PC. Um dos termos da licença de uso dele é que seja instalado em um equipamento Apple.

    Curtir

  4. Eduardo Costa novembro 20, 2011 (domingo) às 23:43 #

    Acho engraçado essa história da propaganda do Windows, de que 90 por cento das pessoas o usam. Claro que o quase 1 bilhão de chineses que usam o Red Flag (uma distribuição do Linux) não contam. Se eu uso uma cloud, para fazer compras ou navegar, ainda que essa cloud esteja no Linux, não conta. O Linux que está no meu celular também não conta. Uso do terminal de banco também não conta.

    Tenho certeza de que o Windows vai agradar a todo mundo se acabar com os virus. Minha máquina, com Windows, é muito mais lenta do que a máquina Linux. O pandinha que fica de vigilância quase congela tudo que vou fazer. Por que Linux não tem virus, e o Windows tem tanto virus?

    Curtir

  5. Christoffer Kraus novembro 21, 2011 (segunda-feira) às 10:18 #

    Olá Eduardo, a sua última pergunta estou respondendo neste mesmo texto. Uma observação é que citei o iPhone neste tempo, na época com menos de 1% e o Linux que você usa em seu celular tinha 1 mês de idade quando escrevi este texto (28/01/2008). Lembrando ainda que estou falando de usuários, portanto desktop, informações sobre servers não foram abordadas neste texto.

    Eu gostaria de postar dados atualizados, mas hoje a NetApplications separa desktop de mobile/tablet, na minha opinião, uma separação válida, já que no caso do mobile você ainda acaba tendo os dois (desktop + celular).

    Quanto ao Red Flag, em 2008 o líder na China ainda era o Windows pirata, mas existia um movimento do governo chinês forçando a migração para o RF, juntamente com um motivo oculto para isso: espionagem. Mas política ditatorial está fora dos assuntos desse blog.

    Curtir

  6. Lixeiro março 28, 2014 (sexta-feira) às 11:36 #

    Parabéns.

    Curtir

  7. Lixeiro março 28, 2014 (sexta-feira) às 11:37 #

    MAIS é minha rola!

    Curtir

  8. Alex abril 20, 2014 (domingo) às 1:17 #

    Não gosto do Windows, mas gostei do seu artigo. Sou a favor de que as pessoas usem o SO de que gosta e que atenda às necessidades. Se for Windows, ótimo. Se for Linux ou IOS, ótimo. O principal motivo para eu não gostar de Windows é a sua fragilidade, a facilidade que o vírus e o lixo virtual tem para se infiltrar no SO da Microsoft, o nível de dependência da interface gráfica, a parafernália que precisa ser instalada para se proteger e não ter o seu sistema atacado ou danificado por malwares, cavalos de tróia, adware,etc. Escolhi Linux e me livrei de tudo isso. Colocando na balança o saldo pra mim foi positivo. Ganhei mais do que perdi.

    Curtir

  9. nelson_caetano setembro 6, 2014 (sábado) às 3:33 #

    Embora esse artigo já esteja um pouco defasado, e eu esteja lendo fora do “tempo” em que foi escrito , respeito seu ponto de vista, muito mais por ser prático do que verdadeiro. Em alguns pontos você tem muita, mais muita, razão. Mais na minha opinião, o Windows foi criado com a intenção de facilitar as coisas, na época os usuários que precisavam do computador, mais não sabiam como usa-lo, ele (janelas) foi a solução.
    Agora fica fácil meter o pau em x,y,z, na minha opinião realmente ele foi o centro de tudo de 89 a 2005, depois dele mudou…
    Parabéns por sua coragem em dividir sua opinião.

    Curtir

  10. Joao julho 21, 2015 (terça-feira) às 12:06 #

    Seus argumentos pra defender Windows ainda são muito pessoais , acaba de dar um Blue Screen na minha tela , sem nenhum motivo , meu computador é novo , e o técnico diz pra mim que é problema no software , pera aí , problema no software ???como um sistema consegue ser tão burro a ponto de se confundir em cálculos e dar erro ? isso não acontece no Android , isso não acontece no Mac , ou se acontece algo desse tipo é em escala muitooo menor que do Windows , e engraçado é que toda pessoa leiga que conheço tem problemas com Windows , depois de alguns meses já acham que devem formatar o sistema e tudo mais … um sistema que tem 90% dos usuários do mundo e não tem a opção ” Formatar o sistema ” , que até o Android faz … não pode ser considerado um bom sistema , e foda-se se você defende ele , é um bosta defendendo outra bosta , empresa mercenária Microsoft , que ta pouco se pudendo se você tem algum problema , e a única do mundo que você tem que pagar pelo pacote office … ladrões do caralho , bando de acionista safado que tem nessa p0rr@ de empresa , quem defende essa bost@ tem que tomar no @@ com força mesmo , porquê só pode ser burro e trouxa …

    Curtir

Deixe um comentário

