Impacto que os processos de comunicação social têm em aspectos sociais da nossa vida

1 mar

Desde o início, cada evolução da humanidade traz um impacto no convívio social. A descoberta do fogo trouxe poder e alterou os costumes noturnos de quem o possuía. Nos processos de comunicação não foi diferente.

A evolução dos meios de comunicação trouxe acesso à informação a um maior número de pessoas, fazendo com que indivíduos de diferentes idades e classes sociais pudessem formar opinião de uma maneira mais rápida e concisa, mudando assim a velocidade como a própria comunidade pensa e muda seu formato.

Atualmente, a internet vem alterando o convívio entre os jovens, através dela estes ganham autonomia de conhecimento, podendo alcançar qualquer conteúdo com simples pesquisas em mecanismos de busca ou acompanhando sites de notícias e blogs. A autonomia conquistada por estes jovens traz maior convicção em suas decisões, dando-lhe capacidade de argumentar sobre assuntos que, alguns anos atrás, indivíduos da mesma idade nem se quer ouviam falar.

Para expor suas idéias, os jovens passam a utilizar cada vez mais a internet para fins de comunicação, estendendo o convívio físico para o convívio virtual, compartilhando conhecimento através de ferramentas de relacionamento virtual como chats e redes sociais.

Antes da internet evoluções parecidas aconteceram através de cartas, rádio amador e posteriormente telefone. Quem dominava este tipo de tecnologia ou conhecimento, trocava experiências com outros que também possuíam este meio e se fechavam neste grupo. A diferença destes meios para a internet é o tamanho da rede, a quantidade de informação e o número de pessoas envolvidas no processo.

Dizer que a internet ou este novo comportamento é ruim, é como ignorar que o fogo foi para nós a maior evolução humana. Conviver, entender e participar dos hábitos desses “indivíduos virtuais” é parte importante do processo social.

Anúncios

2 Respostas to “Impacto que os processos de comunicação social têm em aspectos sociais da nossa vida”

  1. Milenka março 1, 2010 (segunda-feira) às 23:42 #

    Gostei do texto, mas o mundo virtual apesar de ser real não é um paraíso como você apresenta. Concordo que diminui as distâncias, alarga horizontes, mas isto somente é possível com uma boa mediação que a maioria dos estudantes de classe popular não possuem. O que estes fazem com a tecnologia a que têm acesso? a utilizam de maneira incorreta: sites pornográficos, vivem uma vida ilusória enquanto o tempo passa a sua frente com o orkut e jogos on line. Já os estudantes de classe alta, não sofrem este problema e geralmente utilizam as novas tecnologias a seu favor, já que obtém acompanhamento dos responsáveis e instrutores que realizam uma boa intervenção entre o aqui e agora e o aqui e não agora. Realmente esta é um questão muito importante no meio educacional que gostaria de trabalhar em meu TCC este ano, pois apesar do acesso às novas tecnologias os analfabetos digitais e consequentemente apartados sociais do futuro aumentarão cada vez mais se atitudes cabíveis não forem tomadas.

    Milenka

    Curtir

Trackbacks/Pingbacks

  1. Impacto que os processos de comunicação social têm em aspectos sociais da nossa vida | Blog de Rede - novembro 21, 2010 (domingo)

    […] https://c2kraus.wordpress.com This entry was posted in Uncategorized and tagged comunicação social, convívio social, evolução, fogo, geração x, geração y, humanidade, Internet, trabalho academico, Trabalhos acadêmicos. Bookmark the permalink. ← Para cada necessidade, uma demanda de esforço Escravos da informação → […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: